Como é o dia a dia de Trainees de Gestão Pública no TGP?

Modificado em Mon, 21 Aug 2023 na (o) 02:23 PM

O dia a dia varia bastante de acordo com a vaga na qual a pessoa está alocada  e o ambiente organizacional. Por exemplo, uma vaga na Coordenadoria de Gestão do Patrimônio no município de Fortaleza é bastante diferente de uma vaga no Setor de implantação do ensino em tempo integral em São Paulo. 


Em linhas gerais, esperamos que as posições sejam sempre de gestão e possibilitem espaço para inovação. Isso significa que o cotidiano pode ser composto por diversas atividades, tais como: articulação com atores da política pública na qual está inserido, gestão de processos ou projetos, participação no planejamento estratégico, análise de dados, além de rotinas operacionais (presentes em quase todas as rotinas de trabalho), etc.  


Além disso, as atividades diárias exigem bastante trabalho, resiliência e dedicação. O governo é um ambiente  desafiador, com dinâmicas que se alteram a depender do contexto presente, e os desafios que buscamos resolver enquanto profissionais públicos são  complexos, pois envolvem diversos atores, prioridades e interesses distintos, o que exige do trainee resiliência e paciência. Veja o relato da rede aqui!


Também é esperado que, como trainee, você coloque a mão na massa e trabalhe do planejamento à  operacionalização dos projetos – não vale só ficar no computador fazendo análises de planilhas! É um trabalho que envolve bastante desenvolvimento interpessoal, para além das competências técnicas em gestão pública.  

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo