O Vetor Brasil é responsável por conectar as oportunidades disponíveis em governos parceiros e finalistas (para Trainee ou Residência) e por selecionar profissionais públicos que já atuam no governo e que queiram se tornar Trainees de Gestão Pública no próprio órgão de governo de sua atuação.
Apenas finalistas passam por pareamento na Etapa de Pareamento, pois ainda não são profissionais públicos ou estão em busca de recolocação e, por isso, deverão se conectar a uma oportunidade disponível.
Essas oportunidades dependem da necessidade dos governos parceiros do Vetor Brasil e, por isso, podem surgir ao longo de todo o ano.
A conexão entre oportunidade e finalista se dá através de um algoritmo próprio que leva em conta a necessidade do governo parceiro e o perfil de cada finalista mapeado durante as cinco etapas anteriores e o preenchimento do Formulário Preferências. Veja abaixo:
É importante ressaltar que, caso não haja disponibilidade de vagas compatíveis com o seu perfil, a indicação pode não acontecer.
Após a indicação, o governo é responsável por todo o processo, desde a decisão de entrevistar, até a realização das entrevistas e possível contratação.
O processo seletivo só acaba quando a contratação é finalizada pelo governo, seja por nomeação, outorga de bolsa ou celebração de contrato de trabalho (a depender da modalidade de vínculo da posição). A partir daí, você receberá o Termo de Compromisso, que formaliza o início dos Programas Trainee de Gestão Pública ou Residência em Gestão Pública e a entrada na rede do Vetor Brasil.
O modelo de contratação do Programa de Residência com o governo é através de vínculo de estágio de pós-graduação, formalizado por um Termo de Residência. O residente também possui vínculo com o Vetor Brasil, formalizado através de um Termo de Compromisso, que rege o pagamento da bolsa acadêmica que o residente recebe durante o Programa e as responsabilidades das partes envolvidas.
É importante destacar que o Vetor Brasil não garante a indicação, a realização das entrevistas, a aprovação em entrevistas, ou a contratação de finalistas pelo governo. Hoje, as indicações e entrevistas com governos dependem da disponibilidade de oportunidades alinhadas aos Programas Trainee de Gestão Pública e Residência em Gestão Pública nos governos parceiros.
Para quem vou trabalhar caso consiga aprovação em todas as etapas? Quem fará a minha gestão?
Caso você seja uma pessoa aprovada em todas as etapas e se torne Trainee de Gestão Pública ou Residente do Programa de Residência em Educação, sua contratação será, ou continuará sendo realizada pelo governo, e o trabalho acontecerá em alguma unidade organizacional do setor público. Por isso, a sua gestão direta será realizada por profissionais que trabalham nos governos e que poderão acompanhar de perto o desempenho de suas atividades.